sábado, 8 de maio de 2010

POR UMA IGREJA DA IMPERFEIÇÃO


Louvo a Deus pela igreja não ser um lugar insuportavelmente perfeito. Por ela ser um ambiente de trôpegos, de pecadores alcançados pela graça, de marinheiros inexperientes lidando com as furiosas ondas do mar da história. Imperfeitos, graças a Deus.
Ainda bem que não temos a teologia por completo, pois seríamos mentes encarceradas no domínio dogmático, mentes ávidas por definir (um passo para assumir o controle); mentes que não respeitariam limites da ignorância. Mentes seletivas, onde só os que "pensam" poderiam ser dignos de nossa companhia. Imperfeitos, graças a Deus.
Como é bom saber que não temos a melodia dos anjos. Por melhor que cantemos, ainda somos desafinados quando o assunto é adoração. Ainda não temos a arte por completo. Ainda nem de longe temos a canção da vida. Fazemos apenas um dó-ré-mi iniciante, coisa de amador, coisa de criança. Imperfeitos, graças a Deus.
É lindo saber que erramos. Esquecemos a letra do hino, o versículo bíblico, a data do batismo. Fazemos orações rápidas demais, interesseiras demais (os pedintes da religiosidade sabem do que estou dizendo...). O incrível é que Deus ouve! Ele nos ouve! Jesus é Deus deixando de ouvir o cântico dos Serafins (Is. 6) para escutar conversas de pescador. Imperfeitos, graças a Deus.
Ainda amo a igreja por isso. Por força do ofício profético, preciso denunciar os males, criticar, apontar o dedo para a ferida, mas sei que faço parte do corpo, o que dói no corpo dói em mim. Prossigo amando a igreja, fazendo parte do baile dos imperfeitos. Chorando ao pé da cruz, caminhando aqui, caindo lá, levantando mais na frente. Imperfeito, prossigo para o alvo!
Aos imperfeitos um abraço cheio da deliciosa utopia do Reino.

Alan Brizotti
www.genizahvirtual.com

Nenhum comentário: