segunda-feira, 9 de março de 2009

A PALAVRA E O ESPÍRITO


O conhecimento bíblico é importante para edificar a fé, livrar de heresias, moldar o caráter, entre tantos outros propósitos. No entanto, a Palavra de Deus apenas cumpre os Seus desígnios através do Espírito Santo.
“Pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus” (I Co. 2.10-12).
Sem Ele, a Bíblia trata-se apenas de um relato complexo e rico, com o mesmo intento que os demais livros, ou seja, transmitir conhecimento. Ou então, um conjunto de regras absurdas e difíceis de serem cumpridas no dia-a-dia.
Sem Ele, somos mortos e sem força espiritual. Pelo Espírito, a Palavra de Deus nos renova e nos revigora. Como em Ezequiel cap. 37, quando Deus fala ao profeta: “Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego da vida, e vivereis”, e mais adiante: “E porei em vós o meu Espírito, e vivereis”. Pois, pela Palavra e pelo Espírito, somos vivificados.
Nós, cristãos, devemos querer muito além do estudo teórico da Bíblia, ou de saber os versículos decorados ou onde eles se encontram. Devemos buscar na Palavra de Deus o conhecimento íntimo do Senhor e escutar o que Ele deseja nos falar pessoalmente.
O conhecimento bíblico sem a ação do Espírito empobrece o nosso espírito e nos faz apenas “estudiosos e intelectuais”. Já a manifestação do Espírito sem o saber bíblico nos faz volúveis, sem base sólida, possibilitando que sejamos levados por qualquer vento de doutrina.
A Palavra de Deus, pelo Espírito, é capaz de sondar nossos corações, apontar nossas falhas e pecados, livrar-nos das tentações, orientar-nos em decisões difíceis, curar as nossas feridas e dores, e, o melhor, salvar as nossas vidas. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb. 4:12).
O melhor é conhecer a Deus com simplicidade. Sem muitas regras ditadas por homens, mas buscá-Lo de todo o coração e de todo entendimento. Com o conhecimento bíblico como fundamento, a mente pronta para aprender o que Ele deseja nos ensinar e o espírito pronto para adorá-Lo e obedecê-Lo.
É este relacionamento pessoal que Deus deseja ter com Seus filhos; com intimidade, amor e obediência. Tanto através de Sua Palavra como pelo Seu Espírito.

Rosane Itaborai Moreira

Nenhum comentário: