sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

EXAMINA, SENHOR!


“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”. (Je. 17.9,10)
Nesse texto, A Palavra de Deus afirma que o homem não pode confiar em si mesmo, ele mesmo não tem capacidade de julgar. Isso porque o homem é um ser corrompido pelo pecado a tal ponto que perdeu os parâmetros de avaliação e as suas motivações lhe são ocultas. Ele mesmo não se conhece. Sua mente pecaminosa descobriu uma maneira de esconder dele mesmo as suas piores intenções e perversidades.
Por isso, Davi clamou: “Senhor, tu me sondas e me conheces... de longe penetras os meus pensamentos. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos” (Sl. 139.1,2,23).
Além de incapaz para se auto-avaliar, o coração do homem tende para o mal e inclina para o pecado. “Visto como se não executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal.” (Ec. 11.8)
Somente com ação de Deus podemos nos conhecer. Somente através de Cristo, a Verdade que liberta, a Luz que ilumina, podemos enxergar o estado de podridão que estava nossa mente e coração e começar a caminhar em direção a uma cura. Em Ezequiel 36.26, Deus prometeu ao Seu povo: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.” Essa promessa se cumpriu em nós através de Cristo.
Precisamos permitir que o Senhor nos sonde. Não é Ele quem precisa nos conhecer, mas somente através dEle podemos nos conhecer e ter nosso caráter aperfeiçoado. Somente Deus pode transformar nosso coração, tirando toda dureza, tristeza, maldade e dor.
“Entregar o coração a Deus para exame" talvez seja a melhor maneira de administrar nossa mente e nossa vontade, sabendo que Ele é o Senhor da nossas vidas e em tudo pode nos conduzir, tanto através da Sua Palavra como através do Seu Espírito.
Que Jesus possa completar em cada um de nós a obra que um dia começou, não apenas nos salvando da morte eterna, mas nos libertando, ainda nesta vida, das nossas próprias prisões e enganos.

Rosane Itaborai Moreira

2 comentários:

Marcio Lucas da Cunha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcio Lucas da Cunha disse...

Estou pesquisando sobre a vida humana,diz que homem tem que examinar a si mesmo, para encontra seu verdadeiro amor, é Deus. Voce ja fez alguma pesquisa sobre vida humana?? me responda