quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

DIZIMAR COM ALEGRIA


O dízimo é um tema que vem sendo deturpado ao longo da História.
Transformado de contribuição voluntária em obrigação desde que a igreja se ligou ao Estado, passou a ser meio de manipulação pelos líderes e motivo de críticas e piadas, confundindo o cristão sincero.
Mas, independente dos erros e absurdos, frutos de ganância e abuso de poder, é necessário entender que a igreja não sobrevive de forma organizada sem contar sistematicamente com a contribuição dos membros. Ela não pode servir se não possuir uma estrutura adequada.
Os ensinamentos bíblicos sobre contribuição financeira voluntária mostram que os cristãos são livres para ofertar ou não ofertar, que valor para Deus importa menos que sinceridade do coração e desejo de contribuir, que não há patamar mínimo exigido, que Deus ama quem dá com alegria.
Nenhum homem hoje tem o direito de estipular para os outros a quantia ou percentual de renda que o cristão deve contribuir. Mas cada um deve pensar e avaliar bem sobre o privilégio e a responsabilidade de ser participante e contribuinte com o trabalho do Senhor.
Uma vez que tudo é melhor na Nova Aliança, seria justo e correto diminuirmos nossas contribuições financeiras? Será que a nossa gratidão não nos torna mais generosos, desejosos que o Evangelho alcance outras vidas?
O cristão não é chamado a barganhar com Deus, a dar pensando em quanto Ele multiplicará sua vida financeira. O cristão é chamado a se relacionar intimamente com seu Pai, a fazer o melhor para Ele, a serví-Lo com amor e singeleza de coração.
O Senhor não cobra além da possibilidade de cada um. Jesus honrou a viúva pobre ao dizer a Seus discípulos: “Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofiláceo mais do que fizeram todos os ofertantes. Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza, deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento” (Mc 12.43,44).
O Deus que nos ama sem exigir sacrifícios é fiel e nos abençoa com muito mais do que pensamos e pedimos, conforme o Seu poder que opera em nós.
Apesar de Deus não habitar em templos feitos por homens, a igreja local é, e deve ser, o ajuntamento do Seu povo, local abençoador de inúmeras vidas, onde se prega e se ensina a viver a Sua Palavra, de onde missionários são enviados para propagar o Evangelho. Local onde se busca alimento espiritual e conselhos sábios. Para alguns, é o único lugar onde encontram os amigos e se divertem.
Assim, investir com alegria na igreja local é investir no Reino de Deus e cumprir o Seu propósito.
Os erros e abusos cometidos por muitos serão julgados por Deus. Aos cristãos, cabe aplicar os critérios bíblicos e o discernimento do Espírito.

Rosane Itaborai Moreira

3 comentários:

Tomix disse...

Tipologicamente, a igreja local, embora, por razões óbvias, seja uma estrutura imperfeita quanto à sua representatividade no reino de Deus, já que o Reino de Deus é eternamente mais amplo, podemos aplicar, como dito, tipologicamente, a sua representatividade quanto ao Velho Testamento. É a "Casa do Tesouro", o "Templo" do Senhor, onde cristalizamos nossos talentos. E isso é honrado por Deus. O dízimo, então, ganha força ao se analisar desta forma, sendo uma maneira de contribuição abençoada, exercida até por Abraão que veio antes da Lei. A verdade que tanto igreja como indivíduo têm sido abençoados, ao longo da existência da igreja, através desta contribuição. Penso que devemos estimulá-la mesmo nas nossas igrejas, de maneira sábia, para que haja mantimento na Casa do Senhor. Quanto à parte do Senhor de abençoar o Seu povo que contribui com alegria, deixemos com o Senhor. beijos Rosane, do amigo de sempre

Rosane Itaborai disse...

Na verdade, é bíblico que Deus abençoa a liberalidade. Leia 2 Co. 9.
Há também inúmeros testemunhos de desprendimento financeiro em que o mais abençoado é aquele que deu.
Ceio nisso firmemente e creio que essa benção provém do Senhor.
Obrigada pelo comentário.

Um abraço,
Rosane

Lindalva de Sá disse...

dona rasaine uma mensagem muito boa você esta de parabens usou muito bem a palavramostrando que você um conhecimento das escritura.
que Deus te abençoe