terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

FELICIDADE


O maior desejo de todo homem, cristão ou não, é ser feliz.
No dicionário, a felicidade é um conjunto de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. Ou ainda, a sensação de bem-estar ou paz interna. O oposto da felicidade seria a tristeza.
Além de o sentimento de felicidade ser muito emocional e vulnerável, podendo a pessoa sentir-se feliz num momento e no outro não, a percepcão de como alcançá-lo mudou nos últimos tempos. Até alguns anos atrás, entendia-se que a felicidade era atingida por alguém quando os seus deveres eram cumpridos, como educar os filhos, sustentar a familia, formar-se numa faculdade, etc. Hoje, ela está relacionada com a realização de desejos pessoais.
O conceito bíblico de felicidade não é o mesmo dos ímpios. Ser feliz, para o mundo, é adquirir muitos bens, dinheiro, casar, fazer viagens,  ter saúde perfeita e tudo isso é muito bom. Mas, segundo as Escrituras, ser feliz não é desfrutar de algumas coisas passageiras e imediatas; é um estado permanente que independe das circunstâncias, sendo alcançado pela decisão de temer, confiar e viver conforme os preceitos de Deus. 
Na Palavra de Deus, a felicidade é uma bênção do Senhor em conseqüência da escolha de vida conforme os padrões bíblicos. Nela, há muitos versículos que falam sobre o homem feliz ou bem-aventurado. Um deles afirma: “Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos.” (Sl 112.1). Ainda na Bíblia, encontram-se outras características daquele que é feliz. Ele é generoso, tem fé, serve ao Senhor e aos irmãos, suporta as adversidades e tentações. Enfim, somente é feliz o homem que permitiu a Deus reinar em seu coração.
Se alguém deseja encontrar a verdadeira felicidadeira precisa buscá-la nos moldes do Senhor. A forma que o mundo tenta alcancá-la  é a de quem corre atrás do vento,  não chega a lugar algum e jamais se satisfaz, pois não tem como base o que é essencial e verdadeiro. Não usa critérios divinos, mas humanos.
O homem pode buscar a felicidade de todas as formas, mas apenas conseguirá quando a fonte de sua busca for o próprio Deus.

Rosane Itaborai Moreira

Nenhum comentário: