sábado, 26 de julho de 2008

E A SUA SAÚDE, COMO VAI?


Temos nos preocupado muito com a nossa qualidade de vida, com o envelhecimento e a saúde de nosso corpo. Tudo isso é muito bom, mas melhor é nos preocupar também, e principalmente, com a nossa saúde espiritual.
Podemos aprender bastante quando nos encontramos diante de uma doença, reavaliando nossos valores e modo de viver. Nesse momento, há a possibilidade de melhorar nosso padrão de vida físico e espiritual. A doença do corpo tem, portanto, a chance de ser um instrumento de Deus para nos tornar uma pessoa melhor, mais quebrantada e íntima do Senhor.
Já a doença espiritual, o pecado, é algo que precisamos abolir de nossas vidas utilizando todos os remédios disponíveis: vigilância, oração, confissão, meditação na Palavra... Isso porque, muitas vezes, as causas são inespecíficas, difíceis de detectar e pode demorar muito tempo até surgirem os primeiros sintomas ou até o pecado ser nomeado como tal. É verdade também que podemos não aceitar a doença ou não querer o tratamento. Assim, até percebermos o que está errado em nossa vida pode ter se passado muito tempo e o conserto fatalmente será demorado e doloroso.
Enquanto a doença do corpo pode nos trazer benefícios espirituais, é certo que as consequências do pecado são sempre muito danosas e extensas, afetando nossa vida espiritual, emocional e nossa saúde física. Quantas pessoas já não adoeceram seu corpo por ter que lidar diariamente com suas iniquidades e nunca enfrentar o problema? Quantos pecados, como vícios, mentira, ódio, inveja, indiferença, falta de perdão, etc, já não destruíram vidas? Quantos crentes já não se afastaram de Deus em decorrência de suas transgressões?
Por que, diante disso, não fazemos igual a quando temos uma dor: corremos para o médico, pedimos o tratamento e o seguimos à risca? Assim como o corpo luta para manter a saúde íntegra durante toda a vida, devemos estar atentos ao pecado, pois nossa natureza é pecaminosa e tendemos ao erro.
Por isso, da próxima vez que pensar em consultar um médico para cuidar de seu corpo, faça isso; mas também pare um pouco e pergunte: E a minha saúde espiritual, como vai?

Rosane Itaborai Moreira

Nenhum comentário: