segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O PROBLEMA DO MAL


Muitos nos perguntam como podemos crer em Deus mesmo com tamanha maldade no mundo: assassinatos, drogas, guerras, miséria, entre outras formas de violência. Além disso, questionam a existência de Deus mediante tantos problemas de ordem natural, como terremotos e furacões, deixando cidades destruídas e famílias desabrigadas. Como um Deus bom pode ser compatível com tanta maldade?
Respondendo a essa questão, primeiramente vamos definir o mal, de forma ampla, como sofrimento e dor intensos decorrentes tanto de problemas da natureza – mal natural, como da deturpação de padrões éticos e morais – mal moral.
Com relação ao mal moral, podemos enxergar Deus no meio de tanta degradação dos valores morais ao entendermos que Ele nos concedeu o livre-arbítrio. A liberdade de escolha nos permite decidir, inclusive, agir fora dos padrões definidos por Deus. Esse entendimento do livre-arbítrio permeia toda a Bíblia e encontramos inúmeras passagens de pessoas que agiram segundo a sua própria vontade. A primeira delas, e determinante para a história do homem, é a escolha de Adão ao desobedecer a Deus e comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. A partir desse momento, o homem passa a ser conhecedor do bem e do mal e tem sua vida pautada por diversas outras escolhas que viriam posteriormente, mas agora já com o pecado instalado na humanidade e a tendência ao mal.
A liberdade do homem de agir imoralmente é resultado de uma decisão soberana de Deus e em nada isso é antagônico à Sua existência ou à Sua onipotência. Deus, então, permite o mal em decorrência de um bem maior, a liberdade humana.
Já em relação ao mal natural, podemos afirmar que existe na natureza uma ordem previamente definida, as leis da natureza, e o resultado dessa ordem pode acarretar tanto o bem como o mal. É bíblico que, com a desobediência de Adão, a terra foi amaldiçoada e, agora, a natureza toda sofre a conseqüência dessa maldição. Tudo com o que a natureza hoje é penalizada decorre da quebra dessa ordem pelo pecado e mau uso da mesma pelo ser humano.
Dessa forma, apesar de convivermos com o mal diariamente, isso em nada interfere na nossa fé em Deus. Ao contrário, ao identificarmos tamanha maldade no mundo e tudo o que a Bíblia diz se cumprindo cabalmente, entendemos mais ainda a bondade e o amor de Deus para com a humanidade e o nosso papel de sermos sal e luz num mundo que jaz no maligno.

Rosane Itaborai Moreira

Nenhum comentário: