segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A BELEZA DA BÍBLIA


Sabemos que a Bíblia é um livro que trata das verdades eternas, mas ela também é rica em todas as formas de paixões humanas: amor, ódio, ambição, medo, devoção, ansiedade, ciúmes, etc. Ela nos mostra todas as nuances do comportamento do homem criado à imagem e semelhança de Deus. Suas palavras e histórias são envolventes e, apesar de terem sido escritas por uma variedade de autores num extenso período de tempo, mantém uma relação de unidade entre seus livros. Isso nos permite dizer que somente a inspiração divina seria capaz de produzir obra de tamanha coerência e coesão.
Na Bíblia encontramos histórias repletas de lágrimas e alegrias: vestes são rasgadas em meio ao luto, sofrimento e decepção; festas e louvores com grande júbilo são ouvidos na comemoração das vitórias alcançadas. Ela contempla uma riqueza de fatos e situações que, mesmo vividas há milhares de anos, permanecem atualizadas e contextualizadas.
Isso porque a essência do homem “atual” e o “bíblico” é a mesma. O homem continua tendo os mesmos sentimentos e sofrimentos e, apesar de ter evoluído grandemente na ciência e tecnologia, a sua necessidade interior continua sendo a mesma, e o vazio se instala mesmo na multidão, ao som de buzinas, apitos, e sirenes.
A Bíblia nos possibilita um encontro com Deus e um encontro com nós mesmos. Assim como Adão que, ao pecar, descobriu que estava nu, teve medo e se escondeu, nós nos escondemos de nossos pecados; mas, ao lermos a Bíblia, pelo Espírito, temos nossa nudez revelada e podemos ser tratados e aperfeiçoados.
Ler a Bíblia é ler a história do homem em diversas linguagens, é nos ver na nossa grandeza e na nossa pequenez, é entender de maneira única a nossa necessidade de retorno à casa do Pai.
Ler a Bíblia é se propor a dar um salto de fé com a certeza de que a melhor caminhada ao encontro de Deus é através de Sua Palavra.

Rosane Itaborai Moreira

Nenhum comentário: