segunda-feira, 8 de setembro de 2008

BUSCAI O SENHOR


A única forma verdadeira de se conhecer a Deus é através da Sua própria revelação aos homens, e Deus se faz conhecer porque sempre intenta um relacionamento pessoal com o ser humano.
A criação é em si mesma uma forma de revelação geral de Deus à humanidade. Em Romanos 1.20 está escrito: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis”. Aqui Paulo declara que essa revelação natural é tão clara e patente aos olhos dos homens que não há desculpa para aquele que não percebe e não enxerga a gloriosa manifestação do poder de Deus na criação, ou seja, na natureza, no universo, no sol, na lua, nas plantas, nos animais...
Outra forma de revelação de Deus é o anseio do homem por respostas que a sua própria capacidade não consegue resolver sozinha. Em Eclesiastes 3.11 está escrito que “Deus colocou a eternidade no coração do homem” e, dessa forma, ele pode buscar a Deus para aquietar as suas questões existenciais e descobrir mais dos propósitos de Deus para a humanidade.
Mesmo com as revelações naturais de Deus, poder-se-ia pensar que, para muitos, uma revelação específica seria mais acertada, pois alguns poderiam ser confundidos pela cegueira espiritual deste mundo ou pela abundância de explicações filosóficas e científicas a que se tem acesso.
Mais uma vez, Deus se mostra através das Escrituras Sagradas, que é a revelação específica, direta aos homens a respeito de todo o plano de Deus para a humanidade. Há hoje também a presença do Espírito Santo que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo e testifica nos corações a respeito das verdades eternas de Deus.
Pelas Escrituas, pela fé e pelo Espírito, o homem pode se aproximar e se relacionar com Deus, conhecê-Lo melhor e também ao Seu filho Jesus e Sua obra redentora para a humanidade.
Deus se revela de diversas formas ao homem. A todo o tempo e em qualquer lugar. Não deixe o homem de buscar o Senhor, Ele está disponível a todo aquele que O busca de todo o coração.
Sobre isso, a Palavra de Deus é clara em várias passagens: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar” (Isaías 55.6); “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29.13). Ainda, em Apocalipse 3.20 Jesus adverte: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”.

Rosane Itaborai Moreira

Nenhum comentário: