sexta-feira, 7 de novembro de 2008

PERDÃO


Hoje em dia, muito se fala a respeito do perdão tanto no meio religioso como na classe médica. Isto porque a prática do perdão é necessidade para a saúde física, emocional e espiritual do ser humano.
O maior exemplo do perdão está na Bíblia, que mostra que Deus perdoa os nossos pecados e deles não se lembra mais. Perdoar significa que devemos simplesmente não ter aquela ofensa como algo que nos incomoda, nos traz tristeza e dor ao coração, ainda que na nossa memória nos lembremos do episódio. A nossa alma e o nosso espírito devem estar livres da mágoa, sendo ela definitivamente lançada fora de nossa vida.
A Bíblia ensina que devemos perdoar assim como Deus nos perdoou através de Seu filho Jesus. O perdão é uma condição para que Deus nos perdoe. Está escrito em Mt.6;14-15:“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoastes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”.
A falta de perdão nos aprisiona, nos amarra, nos adoece literalmente. O sentimento de rancor e mágoa gerado se instala em nossos corações, impedindo que sejamos livres. Ele nos persegue aonde estivermos, tirando a alegria de nossas vidas e trazendo tormento. A parábola do credor incompassivo mostra claramente isso, pois ao servo que não perdoou “o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida” (MT. 18.35).
Também na Palavra de Deus podemos aprender que o perdão é ilimitado; não há limites para tal prática. Ao perguntar a Jesus quantas vezes devemos perdoar, Pedro recebeu a seguinte resposta: “Não lhe digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mt. 18.22).
O perdão é condição para uma vida saudável, para a continuidade de nossos relacionamentos e para a manutenção da nossa comunhão com Deus. Quem permanece em desobediência a este mandamento de nosso Senhor, com certeza será privado da vida em abundância que Jesus veio nos trazer.

Rosane Itaborai Moreira

2 comentários:

Unknown disse...

Perdão!!!
Ato importantíssimo a ser praticado em nossa vida cristã.
Rosane minha irmã seu tema me tocou profundamente.

Mªdo Carmo

Rosane Itaborai disse...

Obrigada por comentar.
Bjs,
Rosane