segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ESPERAR EM DEUS


"Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor" (Sl. 40.1).

No Salmo 40, Davi louva a Deus pela oração respondida. Ele havia esperado com paciência e o Senhor atendera ao seu pedido de socorro e livramento. Havia passado por muitas lutas, dor, sofrimento, angústias e enfrentado muitos “gigantes” em sua vida. Deus estava aperfeiçoando-o para que o Seu propósito pudesse ser cumprido. Davi havia feito a vontade de Deus para sua vida. Somente depois disso, ele tornou-se efetivamente Rei de Israel.
Nós devemos aprender com Davi.
Temos vivido ansiosos, apreensivos, sem paz. Somos imediatistas. A pressa e a necessidade de soluções rápidas para os problemas e angústias tem sido motivos para não esperarmos em Deus. Também nos julgamos auto-suficientes. Achamos que podemos resolver as dificuldades através de nossa própria capacidade e não confiamos no Senhor.
Na Bíblia, encontramos instruções a respeito de nossos anseios. Paulo diz que não devemos andar ansiosos por coisa alguma, mas entregar a Deus os nossos pedidos e aflições. Logo adiante, Pedro nos exorta a lançar sobre Deus toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós.
Devemos seguir os ensinamentos da Palavra de Deus e fazer como Davi: apresentar os nossos problemas ao Senhor e aguardar Sua resposta. Fazendo a Sua vontade, Ele nos concederá o melhor que podemos ter e contemplaremos a Sua ação em nós. E o melhor de Deus é muito superior ao que imaginamos ou esperamos, pois Ele conhece tanto o nosso sofrimento como a intenção do nosso desejo. Isto também significa que quando decidimos não confiar no Senhor e usamos os nossos próprios recursos, corremos o risco de ter nenhuma ou apenas uma pequena porção daquilo que Ele nos ofereceria. E mais, o caminho de volta pode ser penoso e custar muito caro.
Esperar em Deus significa abdicar de nossa própria vontade e deixar que Ele venha agir por nós. É reconhecer nossas limitações e a grandeza do poder de Deus em nossas vidas.
Os que esperam realmente no Senhor com paciência encontrarão segurança e paz para viverem enquanto aguardam. Serão restaurados e aperfeiçoados através da comunhão com Deus. A confiança no Senhor será fortalecida e eles contemplarão a Sua fidelidade.
Esperar em Deus significa renúncia, coragem e determinação.
Esperar em Deus não é para os fracos, mas para os fortes em Cristo Jesus.
Esperemos como Davi, pacientemente, confiando que, "no tempo certo, Deus fará o melhor”.

Rosane Itaborai Moreira

2 comentários:

Pitadasdilu disse...

Essa passagem do salmo, me diz muito, esperar em Deus é uma das maiores provas de amor que podemos oferecer a Ele.
Bjos, Lú.

Rosane Itaborai disse...

Oi Lú,
Apesar de difícil, o melhor para nós é mesmo aguardarmos em Deus. Ele sempre nos dá o melhor. E, assim, estamos honrando-O e declarando nosso amor e confiança.
Beijos e obrigada pelo comentário.