domingo, 1 de fevereiro de 2009

PELAS LENTES DE JESUS


Desde o Éden Deus fala à humanidade. Para isso, usou homens por Ele escolhidos. Hoje Ele nos fala através de Jesus, conforme diz o livro aos Hebreus: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos nossos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo” (Hb. 1.1-2).
A Palavra de Deus deve ser lida através da compreensão de Cristo. Sabemos que é o Espírito Santo quem nos capacita, mas o principal tema das Escrituras é Jesus, para quem todo o Evangelho se converge. E cada um pode ler se tiver no coração fé e desprendimento para enxergar o que é lido. João diz aos cristãos em IJo.2.20: “E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento”.
Não creio que possa haver conversão ao Senhor sem entendimento e experiência pessoal com a Palavra de Deus. É por isso que nossas igrejas estão cheias de frequentadores e não de verdadeiros adoradores, pois não podemos adorar aquilo que não conhecemos.
Se a leitura não for feita pela ótica de Cristo podemos cair nos piores dos erros, que é nos tornarmos participantes daqueles que retiram da Palavra o que mais lhes convém no momento, servindo ao próprio ventre e enganando o coração dos desprevenidos. Seja no ensino bíblico fraudulento ou no legalismo, fazendo crer que a salvação depende do esforço do homem. Ou, pior ainda, na idolatria disfarçada e conveniente, com referëncias retiradas das Escrituras. Mas, muitas vezes a citação de versículos bíblicos não significa que seja a expressão da essência da Palavra de Deus, mesmo que “pareça” agradável, preenchedora das nossas necessidades ou até mesmo correta. É por isso que é da Bíblia que são extraídas quase todas as heresias.
O problema, no entanto, não é das Escrituras. É do oportunismo de muitos líderes que querem “se dar bem”, manipulando e explorando a fé alheia, e também dos próprios “crentes”, que são preguiçosos em relação à leitura e ao estudo da Bíblia. Não buscam de Deus sabedoria e discernimento da Sua Palavra. Acham mais fácil compreendê-la a partir dos “mestres”, sejam eles professores, pastores ou discipuladores, do que através de Cristo.
Estes são importantes sim, ajudam-nos no aprendizado e conhecimento bíblico e crescimento espiritual. Mas existe um manancial inesgotável na Palavra de Deus que só se descobre pelo Espírito e através do entendimento de Jesus, que é o Verbo Encarnado. É como encontrar uma pérola no meio do oceano, uma fonte no deserto, um tesouro escondido. É ter um novo horizonte à sua frente antes encoberto pela ignorância e cegueira espirituais.
Lendo o Evangelho através de Jesus podemos entender a Graça, a Lei, a necessidade da obra redentora de Cristo na cruz e a de arrependimento do homem. Podemos entender as palavras duras e impactantes de Jesus aos mestres da lei e a Sua compaixão pelos necessitados e excluídos. Podemos entender que as Escrituras são muito mais do que um conjunto de regras a serem seguidas para não irmos para o inferno. E mais, entendemos que tudo, desde a criação até o final dos tempos, se resume nEle, “porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas" (Rm 11.36).
Cristo é o Fundamento, a Pedra Angular que alicerça a Palavra. Percebê-La pelas lentes de Jesus sem os “pré-conceitos” impostos a nós anteriormente é a única maneira de chegarmos ao pleno conhecimento da vontade de Deus para nossas vidas, em toda sabedoria e entendimento espiritual.
Esqueçamos, portanto, das coisas que para trás ficam e avancemos para as que diante estão, prosseguindo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (cf. Fp. 3.13,14).

Rosane Itaborai Moreira

Nenhum comentário: