segunda-feira, 2 de março de 2009

CRIAÇÃO X EVOLUÇÃO


No ano em que se comemoram os 200 anos do nascimento de Darwin, acirra-se a discordância entre a teoria da evolução e o criacionismo. Seria o mundo objeto do acaso e sua evolução ordenada por uma lógica aleatória da natureza ou seria criação de Deus, seguindo seu curso natural e podendo ter interferência de Sua divina vontade?
A visão clássica era de que a ciência explicaria o mundo e com isso não haveria mais necessidade de se recorrer aos aspectos religiosos, mas isso não ocorreu. Apesar de a sociedade valorizar cada vez mais a ciência, as pessoas ainda fazem uso de explicações religiosas para os eventos da natureza e do ser humano.
Como a fé é um fator universal intrínseco ao ser humano, a teoria da evolução de Darwin tem sido refutada em todos os cantos da terra e, como têm surgido novas provas da veracidade da Bíblia, os criacionistas são fortalecidos e aumenta o embate entre as teorias.
É óbvio que a ciência é fundamental para a humanidade e é preciso lembrar que o paradigma evolutivo de Darwin é composto de várias teorias, e algumas delas já estão comprovadas e sendo utilizadas. Mas, o fato de muitos não concordarem com a visão apenas científica para a explicação do mundo é porque ela, sozinha, não consegue responder as questões mais íntimas do ser humano. Além disso, Deus sempre conservará a compreensão da Sua verdade para que a ciência não se sobreponha à Sua vontade. Como Senhor sobre todas as coisas, passará o céu e a terra, mas a Sua palavra não passará (cf. Mt. 24.35).
Os alcances da religião e da ciência são diferentes, sendo a dúvida um pressuposto da ciência e a religião uma questão fundamentalmente de fé. Na ciência, a verdade é transitória, construída paulatinamente e em constante processo de aperfeiçoamento. Pela fé, a verdade é imutável e revelada, nunca construída. A fé não precisa de provas, demonstrações ou argumentos.
A falta de entendimento da natureza distinta dessas duas interpretações do mundo leva alguns a desprezarem a religião, assim como a outros a ignorarem o conhecimento científico. No entanto, elas não são excludentes nem incompatíveis. Deve-se pensar, por exemplo, em vários grandes físicos que eram homens religiosos e sua religiosidade não impedia que eles chegassem a resultados que levassem a novos paradigmas em suas áreas.
No conflito em questão, a fé acaba preenchendo as lacunas não compreendidas pelo darwinismo, o que ajuda a corroborar a contribuição do criacionismo para esclarecer a interrogação. A ciência não esclarece exatamente a origem do universo; também não consegue reproduzir esse momento nem recriar a vida. Esse é um ponto chave, pois, para que um experimento seja considerado científico, entre outras coisas, ele deve poder ser repetido por outras pessoas, em outros lugares, e, dadas as mesmas condições, produzir os mesmos resultados. Exatamente para isso construíram o acelerador de partículas LHC e tentaram reproduzir a vida em laboratório, sendo estes experimentos sem sucesso.
Esse duradouro embate deveria servir de incentivo tanto para a ciência como para a religião, pois o entendimento das duas concepções permite ao homem testemunhar simultaneamente a maravilhosa força criadora de Deus em suas leis naturais e a incrível inteligência e capacidade que Ele nos deu para perscrutar os segredos do universo, o que permitiu o estudo científico de Darwin.
Só entendendo, pela fé e pela lógica, a soberania de Deus na história da humanidade e a limitação da ciência em responder as questões do homem dá para compreender porque um estudo publicado há 150 anos não conseguiu ser totalmente provado por métodos científicos. Bem como porque a Palavra de Deus, escrita há muito mais tempo e inspirada pelo Senhor, jamais conseguiu ser contestada.
Diante de tanta controvérsia e da insistente oposição da ciência, pode-se aplicar a ela o parecer de Gamaliel a respeito de Jesus: “Agora, pois, eu vos aconselho: não vos metais com estes homens. Deixai-os! Se o seu projeto ou a sua obra provém de homens, por si mesma se destruirá; mas se provier de Deus, não podereis desfazê-la. Vós vos arriscaríeis a entrar em luta contra o próprio Deus” (At. 5.38,39).

Rosane Itaborai Moreira

4 comentários:

Paulo disse...

Querida Rosane,
De que forma os itens abaixo se relacionam com o tema "Criacao x Evolucao?
. Ouvir música secular
. Participar de shows não evangélicos
. Beber socialmente
. Ir a baladas noturnas (barzinho, boate)
. Namorar/casar com pessoa não evangélica
. Fazer tatuagem e/ou colocar piercings
. Utilizar técnicas de origem mística (acupuntura, reich, do-in, shiatsu, etc)
. Ter como melhor amigo(a) e confidente um descrente
. Comprar objetos de marca considerada consagrada ao diabo
. Não ser membro de nenhuma igreja

Voce esta prestando um deservico a sociedade e a sua propria crenca publicando ideias preconceituosas como estas. Qual e exatamente a ideia por tras disto? Disseminar o conceito de que uma pessoa nao evangelica nao pode se relacionar com alguem evangelico? Avaliar amizades pelas crencas das pessoas envolvidas? As pessoas devem abrir maos de seus sentimentos porque o alvo das suas emocoes nao pertence a nenhuma igreja? Por favor, vamos discutir o tema. Voce acha mesmo que se existe algum deus, e isto que ele gostaria para os seus filhos? E as outras religioes? E por favor nao discuta nem contraponha fatos ligados a fe a ciencia. ISto e ma ciencia, e principalmente ma religiao. Pense um pouco.

Rosane Itaborai disse...

Paulo,
Ouve um engano de sua parte, pois esta enquete foi colocada quando postei o artigo "Livres em Cristo",
justamente porque creio na liberdade que Cristo conquistou para nós.
No entanto, como existem muitos evangélicos com pensamentos diversos, inclusive estes, resolvi fazer a enquete. Só não coloquei temas que, naturalmente, já são consideradas prejudiciais por toda a sociedade, por ex., o uso de drogas.
Justamente porque creio que somos livres e devemos agir segundo "nossa" (de cada um) consciência em Cristo, ensino às minha filhas para ouvirem tudo, mas reterem o que é bom, pois são orientadas em casa também.
Leia o artigo que te falei. Você entenderá minha posição mais claramente.
Quanto à ciência e à fé, creio que são perfeitamente conciliáveis, apesar de agirem em esferas diferentes.
Posso falar sobre o tema porque tenho formação universitária voltada para o assunto. Se outros, sem nenhum preparo para tal, como revistas semanais, fazem artigos tendenciosos sobre o assunto, me julgo neste direito também, usando justamente a liberdade em que creio e defendo.
Mas, de qualquer maneira, obrigada pelo seu comentário.

Um abraço,
Rosane.

Paulo disse...

Sei que voce teve a melhor das intencoes, mas alguns destes itens encerram claramente alguns preconceitos, mesmo que nao espelhem seu pensamento. Nao posso, por exemplo decidir quem vai em principo dividir a vida comigo baseado na sua escolha religiosa. Nao e isto que vai garantir o sucesso do relacionamento, nem mesmo e garantia de integridade de carater, honestidade e por ai vai. E citei apenas um exemplo. Sobre evolucao e criacao. Ai e que esta, Rosane. Uma hipotese torna-se uma teoria quando existem evidencias que a sustentem, enao precisamos necessariamente reproduzir um fenomeno para que o mesmo seja comprovado. Misturando evolucao com criacao (nao biblica) do universo, temos a abundancia de fosseis transicionais, idade geologica, distribuicao de fosseis ao longo do tempo, petroleo, os bilhoes de anos luz que nos separam de galaxias distantes, a radiacao cosmica de fundo, a expansao do universo (fato comprovado desde a decada de 20(!!)), em resumo, evidencias ao alcance de qualquer um, mesmo por quem nao tem formacao tecnica como nos. Nao ha duvida que ainda ha muitas questoes a serem respondidas, e pessoalmente acho que algumas nunca o serao. Mas a existencia de lacunas nao implica na veracidade de outras hipoteses. Evolucao nao tem nada a ver com criacao do universo ou origem da vida. Evolucao trata exatamente do que o nome diz, origem das especies e nao da vida. E tambem nao tenho nada contra (como poderia?)nenhuma religiao. Como voce bem disse, acreditar que o homem e produto de um sopro divino, em Adao e Eva, diluvio universal, criacao do mundo em seis dias, etc, etc... e puramente uma questao de fe. O que nao se deve fazer, e creio que voce sabe exatamente do que estou falando, e ignorar milenios de ciencia e os fatos descritos acima. O que vem da religiao nao e contestavel, enquanto que teorias cientificas sempre podem dar lugar a outras que melhor descrevam o mundo. Ciencia e religiao nao sao conciliaveis. Veja por exemplo a teoria da evolucao das especies, que colide frontalmente com o relato biblico sobre a origem do homem. Uma pessoa de fe nao pode aceitar este fato cientifico, porque implica na negacao dos relatos biblicos. Nao importam as evidencias. O que sempre vemos e que a palavra de deus e definitiva. Ja vimos isso antes, quando se comprovou que a terra girava em torno do sol e nao ao contrario, e por ai vai. E garanto a voce que se ainda pairasse alguma duvida sobre o assunto ainda haveria quem argumentasse contra usando a fe. E na minha opiniao, o que devemos transmitir aos nossos filhos e exatamente o contrario, e deixar que a escolha religiosa se de q na epoca e idade adequada para formacao de uma opiniao. Nao existem criancas religiosas, e sim filhos de pais religiosos.
Abracos,
Paulo
PS.: A qual artigo voce se refere?

Rosane Itaborai disse...

Oi Paulo,
Gostaria de te dizer, com carinho e respeito, que amo, admiro e considero imensamente a ciência, tanto que meu trabalho e uma das minhas formações é em farmácia e bioquímica. Mas, também, tenho convicção da minha fé. Acho que são conciliáveis e que houve e sempre haverá erros tanto da ciência como da igreja enquanto instituição, mas jamais da Palavra de Deus.
O artigo que mencionei é "Livres em Cristo", do dia 14/02. Leia por favor.
Acho também que são essas diferenças de opinião que nos permitem refletir e crescer a cada dia.

Um abraço sincero,
Rosane Itaborai.