terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O INCANSÁVEL AMOR DE DEUS


O amor de Deus é tão maravilhoso que fica difícil declará-lo de forma inédita, já que é contado e cantado de diversas maneiras. A nós cabe proclamar tal atributo sempre e de todos os modos, pois, como diz a Bíblia, "o amor de Cristo nos constrange" (2Co. 5.14)... Mas será que temos entendido e dado o devido reconhecimento ao Seu eterno amor?
Deus se importa com cada um de nós e não cansa de nos amar. Israel, o povo escolhido, em diversas ocasiões de sua história, rejeitou o amor do Senhor, ao que Ele respondeu: “Quando Israel era menino, eu o amei... Quanto mais eu os chamava, tanto mais se iam da minha presença... Tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo... e me inclinei para dar-lhes de comer” (Os. 11.1-4).
"Deus é amor" (1Jo. 4.8), por isso continuou amando o povo escolhido que sempre lhe virava as costas; Ele simplesmente amava, e pronto! Tal como um pai que continua a amar o filho mesmo que este se desvie e faça coisas erradas.
Deus nunca nos abandona e Seu amor é incondicional. As Escrituras dizem: “De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí” (Jr. 31.3).
O amor de Deus é considerado um refúgio. A Bíblia diz em Salmos 36.7: “Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade! Os filhos dos homens se refugiam à sombra das tuas asas.”
O verdadeiro amor se distingue pela ação. Não existe amor quando não há atitude em direção àquele que se ama. Ele precisa não só ser declarado mas também vivido de maneira concreta e real.
O amor é medido pelo que oferece e não pelo que recebe, pois tem prazer em dar. É dito: “Diga-me o quanto você dá de si mesmo e eu lhe direi o quanto você ama”. Isto porque “doar-se” é o maior teste do amor.
Assim, a veracidade e a grandeza do amor do Senhor são demonstradas pelo presente inestimável que Ele deu a todos. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo. 3.16).
Talvez você se encontre longe do Senhor, talvez tenha lhe virado as costas como o povo de Israel e agora está se perguntando: Como Deus poderia continuar me amando?
É que Deus não desiste nem se cansa de amar. Paulo expressou bem isto: “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm. 8.38-39).
Volte-se para Deus. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará” (Sl. 37.5). Reconheça o amor de Deus, prove do Seu amor enquanto é tempo, porque Deus não desiste nem se cansa de amar você.

Rosane Itaborai Moreira

2 comentários:

Tomix disse...

O amor de Deus é "tão" indescritível que só tendo a sua própria experiência pessoal que o homem consegue divisá-lo. Porém continua não tendo palavras, talvez por isso as línguas dos anjos, para nos aproximar da expressão deste amor.Recusá-lo nos coloca em cheque,como está escrito, "como escaparemos se não atentarmos para tão grande salvação."

Rosane Itaborai disse...

É verdade. Também podemos afirmar que somente através de tão grande amor somos capazes de ser atraídos até Deus, pois Ele nos amou primeiro.